sexta-feira, 29 de abril de 2011

V/A - The Earliest Negro Vocal Quartets [1894-1928]

Antes do blues e do jazz, os quartetos vocais masculinos negros já haviam estabelecido uma rica tradição vocal afro-americana com harmonias complexas para a época. Pouco reconhecido, quase todos os primeiros artefatos aurais da música afro-americana foram selecionados por quartetos. Todos os exemplos mais conhecidos dessas gravações extremamente raras são apresentadas nessa coleção. Muitas dessas gravações são cópias únicas de um artefato em particular, sendo perceptível que as mesmas decorrem da fase áurea da tecnologia fonográfica podendo haver chiados e ruídos, provinientes dos antigos 78 RPM. Exemplo do que estamos falando, é  o registro antológico do Standart Quintette em  "Keep Movin'."
Este quinteto gravou muitas faixas para a Columbia Records, e era um grupo ativo com uma agenda razoável  de shows. Aliás, está foi a primeira canção a ser recuperada daquele acervo perdido do começo dos anos 1900.
 Mas o título de pioneiro das gravações é dado ao Dinwiddie Colored Quartet, que em Outubro de 1902, registrou em duas sessões 6 EPs de um lado só um repertório de negro spirituals com uma hamonia estreita.
O Old South Quartette é um quarteto único e importante com cantores de Richmond, estado da Virginia; alcançaram fama ao se apresentarem ao lado do farmacêutico branco e tocador de banjo Polk Miller em seu show de "Histórias, Sketches e Canções", sobre os negros antes da Guerra Civil. O conteúdo crítico dessa tourneé foi muito elogiado pela imprenssa como "a única coisa que o país pode fornecer, que é originalmente e exclusivamente americano!"
Após a morte de Miller, o Old South Quartette continuou a apresentar-se durante os anos 1930 na rádio WRVA, em Richmond. Eles gravaram sete faixas com Miller para a Edison Records em 1909 e vários registros para a QRS, em 1928. Seu repertório muito variado ía além dos negro spirituals, incluindo divertidas imitações vocais de cães e gatos e ostras como em "Pussy Cat Rag."

Apresentando aqui: 
Apollo Male Quartette
Dinwiddie Colored Quartet
Male Quartette
Old South Quartette
Polk Miller and His Old South Quartette
The Standard Quartet

Nota: Os outros quartetos continuam enterrados na obscuridade e no mistério da história.


01 Keep movin`
02 Down on the old camp ground
03 Poor mourner
04 Steal away
05 Gabriel`s trumpet
06 We`ll anchor bye-and-bye
07 The camp meeting jubilee
08 Swing low sweet chariot
09 Shout all over God`s Heaven
10 The bonnie blue flag
11 Laughing song
12 What a time
13 The watermelon party
14 Rise and shine
15 The "old time" religion
16 Jerusalem mornin`
17 Oh what he`s done for me
18 Watermelon party
19 Bohunkus and Josephus
20 Oysters and wine at 2 am
21 Pussy cat rag
22 When de corn pone`s hot
23 No hiding place down here

1 comentário: